Rocha com forma de cabeça de urso mostra que neandentais praticavam ritos

13/09/2012 at 6:33 PM Deixe um comentário

Estadão – Da Efe

Rocha apresenta muitas incisões que não são produto da erosão e que sugerem a forma do crânio de um urso; neandertais cultuavam e respeitavam este animal

 

Uma rocha com a forma da cabeça de um urso e idade entre 30 mil e 40 mil anos encontrada em Oliva, no sul da Espanha, demonstraria que os neandentais não eram “tão rústicos” como se acreditava e que tinham um alto nível de cognição, simbolismo e crenças, pois teriam usado o artefato em rituais religiosos.

BBC

Equipe acredita que os neandertais evoluíram em direção aos homo sapiens, ‘nossos antepassados’

A rocha foi encontrada por uma equipe da Seção de Estudos Arqueológicos de Valencia (SEAV) na Caverna de Foradà, descoberta em 1996.

O arqueólogo José Aparicio explicou que a peça foi localizada em cima de uma estalagmite da caverna, considerada “uma das mais importantes da Europa”, pois registra atividade humana em um período muito longo. O início da ocupação do local data de 100 mil anos e vai até nove mil anos atrás.

Aparicio disse que não há antecedentes da descoberta de uma pedra como a encontrada. A rocha apresenta muitas incisões que não são produto da erosão e que sugerem a forma do crânio de um urso. Os neandentais cultuavam e respeitavam este animal.

“Supomos que utilizaram esta rocha para uma espécie de rito xamânico dentro da caverna”, disse Aparicio, para quem a descoberta foi “muito importante” pois ilustra que os neandentais já tinham crenças e praticavam ritos.

“Pessoas que fabricam objetos úteis e armas eficientes, com sentido estético e beleza, não podem ser animais, como se costuma dizer”, sustentou.

Além disso, a equipe de arqueólogos liderada pelo cientista acredita que os neandentais não foram extintos, como se pensa até hoje, mas evoluíram em direção aos homo sapiens, “nossos antepassados”.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Mamute em ‘estado perfeito’ pode permitir clonagem Brasil pode ser protagonista em biocombustíveis para aviação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@clickciencia

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: