Cientistas recuperam audição de roedores com células-tronco

13/09/2012 at 6:05 PM Deixe um comentário

Do G1, com informações da Reuters

Técnica foi capaz de recuperar cobaias com lesões neurais. Descoberta pode curar tipos de surdez que hoje não têm tratamento.

 

Cientistas conseguiram recuperar a audição de roedores surdos com uma técnica inédita, que usou células-tronco embrionárias humanas. “Em poucos anos”, segundo os pesquisadores, a descoberta pode render tratamentos para tipos de surdez causados por lesões neurais, que hoje não têm cura.

A experiência não foi feita com os camundongos, geralmente preferidos pelos pesquisadores, mas sim em seus parentes, os gerbos, que ouvem em uma frequência de som mais semelhante à dos humanos. Os 18 animais tratados na pesquisa tiveram uma recuperação média de 46% na audição.

Imagem microscópica da interação das células-tronco com as células neurais do ouvido (Foto: Marcelo Rivolta/Universidade de Sheffield)

“Se fosse um paciente humano, seria como passar de não ouvir um caminhão na rua para ser capaz de manter uma conversa”, comparou Marcelo Rivolta, da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, que liderou a pesquisa publicada pela revista “Nature”.

Os pesquisadores usaram uma substância para destruir os nervos auditivos dos animais. Em seguida, implantaram cerca de 50 mil células auditivas, que eles criaram a partir de células-tronco embrionárias humanas.

A técnica poderia servir como um apoio para o implante coclear, um aparelho colocado dentro do ouvido que hoje dá uma solução parcial para os problemas auditivos. A perda neural nos ouvidos, que hoje não tem cura, responde por entre 10% e 15% dos casos de surdez profunda.

Antes de ser aplicado em humanos, o implante de células-tronco ainda precisa passar por várias fases de testes. Uma das preocupações dos cientistas é o risco de que as células-tronco causem tumores na região – embora isso não tenha sido registrado nos animais.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Cientistas americanos criam ‘robô mula sem cabeça’ Agência Espacial Europeia construirá radar para detectar lixo espacial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@programapaideia

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

@clickciencia

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: