Cientistas criam robô ‘camaleão’ que muda de cor conforme o ambiente

16/08/2012 at 8:10 PM Deixe um comentário

Do G1, em São Paulo

Invenção ajudará a estudar animais e a desenvolver máquinas ‘invisíveis’. Bichos como polvo, água-viva, pavão e vaga-lume serviram de inspiração.

 

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, desenvolveram um robô de borracha capaz de se camuflar de acordo com o ambiente. Inspirado na natureza, esse “camaleão” flexível pode ser útil para estudar o comportamento animal e desenvolver máquinas cuja presença não deve ser notada.

A novidade foi publicada na edição desta quinta-feira (16) da revista “Science”. O robô tem quatro “patas”, ligadas por pequenos fios que, por sua vez, são amarrados a um sistema de controle. O ar é forçado por meio dos canais, o que faz com que o aparelho ande a 40 m/h.

Robô criado em Harvard altera cores e até brilha no escuro (Foto: S. Morin/Harvard University/Divulgação)

Em outra camada de microcanais, os pesquisadores Stephen Morin e colegas incluíram um dispositivo que muda de cor, por meio do bombeamento de vários tons diferentes.

A temperatura dos corantes também pode ser alterada, o que é capaz de tornar o robô visível inclusive por luz infravermelha. Na natureza, a presença desse tipo de raio é sentida, por exemplo, por algumas espécies de cobras que têm órgãos especializados.

Canais de cores de outro modelo desenvolvido pelos pesquisadores americanos são preenchidos com tons de vermelho e azul, à esquerda, e fluorescentes à direita (Foto: S. Morin/Harvard University/Divulgação)

Os cientistas dizem que esse robozinho pode se adaptar e funcionar tanto como um polvo, que despista predadores ao modificar pigmentos na pele, quanto como um vaga-lume, que brilha no escuro. Já animais como as águas-vivas usam a bioluminescência para alertar possíveis inimigos, enquanto os pavões têm a plumagem brilhante para atrair parceiras.

Segundo os autores, no futuro, robôs e máquinas de grande porte poderão carregar consigo fontes de energia, fluidos, sistemas eletrônicos e de bombeamento capazes de mudar de cor, contraste, temperatura, luminosidade e aparência em geral.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Fiocruz e hospital de SP compram máquina que mapeia DNA em horas Cientistas criam teste rápido para identificar medicamentos falsos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@clickciencia

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: