Remédio usado pós-transplante faz vacina contra câncer ser mais eficaz

18/05/2012 at 1:30 PM Deixe um comentário

Do G1, em São Paulo

Daclizumab e vacina aumentaram sobrevida em casos de câncer de mama. Aumento chega a 30% comparado com quem só tomou a vacina.

 

Um remédio usado no tratamento de transplantados aumentou a sobrevida de pacientes com câncer de mama que, junto à medicação, tomaram uma vacina experimental contra a doença. A sobrevida foi 30% maior do que entre as pacientes com a mesma doença que só tomaram a vacina, segundo um estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, publicado nesta semana na revista científica “Science Translational Medicine”.

Os testes foram realizados com o daclizumab, medicação usada para evitar rejeição em casos de transplante de rim, que se mostrou eficaz em retomar a habilidade do sistema imunológico de lutar contra os tumores.

Esse padrão, conhecido como imunoterapia, tem sido usado em casos de câncer na última década. No entanto, pesquisadores vêm tentando ajustar o sistema imune nestes casos para obter mais células protetoras e reagir de forma enérgica na destruição dos tumores. No caso da vacina, sabe-se que seu efeito diminui com o tempo, tornando a proteção menos eficaz.

O medicamento foi dado a dez pacientes com câncer de mama já em metástase (quando as células se espalharam para fora da mama), que também tomaram a vacina experimental desenvolvida e fabricada pela Universidade da Pensilvânia.

Segundo Robert Vonderheide, professor da Faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia, e um dos autores do estudo, “o daclizumab funcionou incrivelmente bem”, conservando células de defesa por dois meses, sem apresentar efeitos colaterais. Além disso, entre as pacientes que tomaram a medicação houve aumento de sete meses de sobrevida, comparado aos pacientes que apenas tomaram a vacina.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Horário da refeição influencia mais no ganho de peso do que a comida Telescópio Kepler dá pistas sobre impacto de explosão solar sobre a Terra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@programapaideia

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

@clickciencia

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: