Cientistas desenvolvem novo método para detectar toxina no mar

08/05/2012 at 1:52 PM Deixe um comentário

Do Globo Natureza, em São Paulo

Após estudo, será possível detectar o ácido domoico em exames de sangue. Substância pode provocar perda de memória, convulsões e até a morte.

 

Cientistas americanos desenvolveram um novo método para detectar a presença de uma toxina na água, que pode trazer graves consequências não só para os animais que vivem no mar, mas também para os seres humanos que se alimentam deles.

O ácido domoico é produzido por uma espécie de alga e se acumula nos mexilhões. Quem come estes animais contaminados fica sujeito aos efeitos da substância. Em altas concentrações, ela pode causar uma doença que provoca convulsões, perda de memória e, nos casos mais graves, a morte.

Ainda não se sabe, no entanto, se o ácido também é nocivo em baixa quantidade. É esta a importância da recente descoberta dos pesquisadores da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), publicada pela revista científica “PLoS One”.

No estudo, os cientistas expuseram peixes-zebra a baixas concentrações do ácido domoico. Eles constataram que os peixes produziram um tipo de anticorpo em resposta à substância.

Na fase seguinte da pesquisa, eles fizeram exames de sangue em leões-marinhos que vivem na costa oeste dos EUA, no litoral da Califórnia, e descobriram um anticorpo parecido também nestes animais.

“Esse estudo abre caminho para criar exames de sangue confiáveis para a exposição a baixas concentrações de ácido domoico, o que pode ajudar cientistas a avaliar os afeitos da exposição crônica, tanto na vida selvagem quanto nas pessoas que se alimentam de frutos do mar”, definiu a autora Kathi Lefebvre, em material divulgado pela NOAA.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Agência europeia quer divulgar benefícios de Estação Espacial Céu da Semana ganha versão para Portugal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@programapaideia

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

@clickciencia

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: