Ministério da Saúde vai ampliar investimentos em transplantes

04/05/2012 at 12:57 PM Deixe um comentário

Do G1, em São Paulo

Hospitais do SUS receberão mais dinheiro para fazer as operações. Aumento de mais de R$ 200 milhões foi publicado no Diário Oficial da União.

 

O Ministério da Saúde vai ampliar o investimento em transplantes de órgãos e de medula óssea. A intenção foi confirmada por uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (3) publicou uma portaria oficializando a “estratégia de qualificação e ampliação do acesso aos transplantes.

Os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) receberão recursos de acordo com o número de tipos de transplantes que forem capazes de fazer. Quem fizer apenas um, terá 30% a mais de dinheiro do que tem hoje. Com dois tipos de cirurgia, recebe 40%; com três, 50%; com quatro ou mais, o aumento chega a 60%.

Ao todo, o Ministério prevê a aplicação de R$ 217 milhões a mais para as cirurgias do tipo. A ideia é incentivar os hospitais a ampliar as atividades em relação aos transplantes, passando a fazer os tipos mais complexos, como o de coração, o de fígado e o de pulmão.

Também vai aumentar, em 30%, o valor pago aos hospitais para cada transplante de rim, com o objetivo de reduzir a fila de espera.

O Ministério comemora os avanços dos transplantes em 2011. O país chegou a 11,4 doadores por milhão de habitantes – o número nunca tinha passado de 10 – e a fila de espera ficou 23% menor do que era em 2010.

Medula óssea
Também no Diário Oficial desta quinta, foi publicada uma portaria que estabelece a manutenção regulada de novos doadores no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Haverá um número máximo de 267.190 doadores de medula óssea por ano – antes não havia nenhum limite.

O objetivo da medida é melhorar a qualidade do material coletado e armazenado. O transplante de medula óssea é usado no tratamento de doenças do sangue, como a leucemia, e é importante caracterizar bem o material para testar a compatibilidade antes que a operação seja feita.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Emoções estão invertidas no cérebro de canhotos, diz estudo Estudo sugere que falta de luz solar cause miopia em crianças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@clickciencia

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: