Explosão traz evidências sobre antigos buracos negros estelares

03/05/2012 at 6:20 PM Deixe um comentário

Estadão

Segundo astrônomos da Nasa, descoberta traz nova visão sobre essa misteriosa classe de buracos negros, que podem produzir grande quantidade de energia

Pesquisadores da Nasa afirmam que a explosão produzida por um buraco negro em uma galáxia próxima, a M83, forneceu evidências diretas sobre uma ‘população’ de antigos buracos negros estelares voláteis – localizados a cerca de 15 milhões de anos-luz da Terra.

A descoberta traz nova visão sobre a natureza dessa misteriosa classe de buracos negros, que podem produzir energia tanto em um raio X como em milhões de sóis irradiando em todos os comprimentos de onda. Segundo os astrônomos, que usaram dados do Observatório de Raios X Chandra, da Nasa, foi encontrada uma nova fonte de raios X ultraluminosa, ou ULX.

Esses objetos emitem mais raios X do que a maioria dos sistemas binários, em que uma estrela companheira orbita os restos de uma estrela colapsada. Essas estrelas colapsadas formam tanto o núcleo denso de uma estrela de nêutrons ou de um buraco negro. O emissão extra de raios X, ainda sugere que as ULX contêm buracos negros que podem ser mais massivos do que os encontrados em outras partes da nossa galáxia.

Segundo a Nasa, um artigo sobre essa descoberta estará na edição de maio da publicação científica The Astrophysical Journal.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Cientistas encontram vestígios de sangue em múmia de 5 mil anos Nova Zelândia tenta reduzir gás metano em flatulência de ovelhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@programapaideia

@clickciencia

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: