Sensores de GPS da Nasa serão usados na análise de terremotos

26/04/2012 at 8:23 PM Deixe um comentário

Estadão – Da BBC Brasil

Sistema vai cobrir parte do Anel de Fogo do Pacífico e pode ajudar até a prever tremores

 

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) está se preparando para testar uma rede de sensores do sistema GPS que pode ajudar na obtenção de análises mais rápidas e eficientes de terremotos.

Quase 500 desses sensores serão colocados em três Estados da costa oeste americana – Califórnia, Oregon e Washington. O plano é identificar a localização e a magnitude dos tremores poucos minutos depois da ocorrência e já acionar as medidas de emergência. O sistema também deve ajudar na projeção de tsunamis eventualmente causados pelo deslocamento das placas tectônicas.

O sistema é chamado de Readi (Real-time Earthquake Analysis for Disaster Mitigation Network, ou Rede de Análise de Terremotos em Tempo Real para a Mitigação de Desastres, em português) e aprimora as técnicas que usavam as informações passadas minuto a minuto pelo GPS para avaliar os efeitos dos tremores. De acordo com um pesquisador japonês, é possível até que a ferramenta ajude na previsão de terremotos, algo atualmente fora do alcance tecnológico.

A nova rede de sensores ainda é um módulo de testes para um projeto de implementação de um sistema muito maior, mas já pode atuar como uma nova ferramenta entra as muitas desenvolvidas nos últimos anos para melhorar as ações de resposta a terremotos e tsunamis.

“Com a rede Readi, permitimos a evolução de tecnologias em tempo real para que os sistemas nacionais e internacionais de resposta a desastres consiga avanços”, diz Craig Dobson, da divisão de perigos naturais da Nasa. “Esse protótipo é um passo significativo na direção do nosso objetivo, que é otimizar os sistemas de resposta no Anel de Fogo do Pacífico”, conclui.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Pesquisa mostra como célula elimina proteínas oxidadas São Paulo vai criar centro de biocombustível para aviação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@programapaideia

@clickciencia

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: