Descoberta põe em xeque ‘raios de maior energia no Universo’

19/04/2012 at 6:28 PM Deixe um comentário

Do G1, em São Paulo

Explosões de raios gama liberam menos partículas do que se pensava. Pesquisa foi feita em detector de partículas construído na Antártica.

Detector de neutrinos IceCube (Foto: NSF/M. McMahon)

As erupções de raios gama são explosões que acontecem em galáxias distantes e liberam enormes quantidades de energia. Até esta quarta-feira (18), eram vistas como o evento de maior energia em todo o Universo, mas um estudo publicado pela revista científica “Nature” pode mudar esta concepção.

A colaboração científica IceCube descobriu que o fluxo de partículas – neutrinos – associadas ao surgimento das erupções de raios gama é, pelo menos, 3,7 vezes menor do que se previa.

A descoberta por ter dois significados. Ou estas erupções não são responsáveis pelos raios cósmicos de maior energia no Universo, ou elas produzem muito menos neutrinos do que a teoria previa.

O IceCube, instrumento utilizado na pesquisa, é um “telescópio de neutrinos” localizado na Antártica. Ele possui mais de 5 mil sensores óticos dentro de uma região de um quilômetro cúbico para medir a direção e a energia de partículas chamadas múons, que se colidem com o gelo. A partir destas medições, os cientistas fazem descobertas sobre a física de partículas.

Ilustração de uma erupção de raios gama (Imagem: NASA/D.Berry)

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Telescópio detecta ausência de matéria escura na vizinhança do Sol Pesquisadores descobrem curioso dinossauro com corcova

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@clickciencia

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: