Agência detecta degelo desconhecido em placa antártica

10/04/2012 at 2:19 PM Deixe um comentário

Estadão – Efe

Satélite detectou degelo desconhecido até agora de 1.790 quilômetros quadrados na placa de gelo antártica Larsen B, ocorrido durante a última década

O satélite de observação da Terra Envisat detectou um degelo desconhecido até agora de 1.790 quilômetros quadrados na placa de gelo antártica Larsen B, ocorrido durante a última década, informou a Agência Espacial Europeia (ESA).

A perda foi observada na enorme placa que é parte de outra maior, integrada também pela placa A – a menor – e a C, a maior, que se estende ao longo da costa leste da Península Antártica, indicou a ESA.

O satélite comprovou que a Larsen B passou de 11.512 quilômetros quadrados a 6.664 em 2002, quando em apenas alguns dias de fevereiro ela perdeu uma superfície de 3.200 quilômetros quadrados.

Larsen A se desintegrou em janeiro de 1995 e a Larsen C se mantém estável, ainda que as observações do satélite tenham permitido constatar um afinamento da capa de gelo e aumento da duração do degelo no verão.

“As capas de gelo são sensíveis ao aquecimento atmosférico e às mudanças nas correntes dos oceanos e às temperaturas”, explicou Helmut Rott, professor da Universidade de Innsbruck, na Áustria.

O especialista acrescentou que a temperatura ao norte da Península Antártica aumentou 2,5 graus nos últimos 50 anos, cifra superior à média global, o que causou uma “desintegração das capas de gelo”.

A ESA assinalou que os radares dos satélites para as observações terrestres, como Envisat, são “especialmente úteis para a supervisão das regiões polares porque podem adquirir imagens através de nuvens e da escuridão”.

Envisat estará em órbita por pelo menos mais dois anos e em 2013 uma
nova geração de satélites da ESA, as missões Sentinel, farão as observações terrestres.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Mutações genéticas podem ser ‘corrigidas’ por meio de dieta Satélite brasileiro estudará buracos negros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@programapaideia

@clickciencia

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: