Nova missão russa

01/11/2011 at 4:43 PM Deixe um comentário

Rússia lança novo voo à Estação Internacional

O Globo

A Rússia lançou este domingo sua primeira missão não-tripulada à Estação Espacial Internacional desde um acidente em agosto. Na ocasião, uma nave de carga Progress não conseguiu atingir a órbita da Terra e despertou temores sobre o papel de Moscou como único provedor de voos espaciais.

 

A nave de carga Progress 45 foi lançada este fim de semana de Baikonur, no Casaquistão, levando cerca de três toneladas de alimentos, combustíveis e outros suprimentos, como oxigênios, roupas e até iPads, à Estação Internacional. Espera-se que a nave seja acoplada quarta-feira à estação.

 

Todos os voos espaciais russos foram suspensos após a falha de agosto, deixando uma tripulação de três astronautas na estação orbital – o comandante americano Mike Fossum, o russo Sergei Volkov e o japonês Satoshi Furukawa. A expectativa é que a nova tripulação viaje à estação em 14 de novembro, chegando lá dois dias depois.

 

Desde a aposentadoria dos ônibus espaciais americanos, concluída em meados deste ano, os foguetes Soyuz – que levam as naves Progress – são as únicos veículos capazes de levar astronautas à estação, um serviço que custava à Nasa cerca de US$ 350 milhões por ano.

 

Usando um orçamento de US$ 850 milhões, a Nasa busca ajudar a empresas privadas americanos a desenvolver táxis espaciais, rompendo, assim, o monopólio russo de viagens ao posto internacional até do fim de 2016.

 

 

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Lançada nave não-tripulada chinesa A primeira supernova documentada pelo homem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@clickciencia

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: