Caça planetas

18/10/2011 at 3:05 PM Deixe um comentário

Internautas sem treino em astronomia ajudam a ‘caçar’ planetas

Folha

 

Com a ajuda de pessoas sem qualquer treino em astronomia, um grupo de pesquisadores encontrou seu primeiro planeta fora do Sistema Solar por meio da chamada “ciência cidadã”. E com 99,7% de certeza, é bom que se diga.

Além desse objeto, que orbita uma estrela similar ao Sol a cada dez dias e tem duas vezes e meia o diâmetro da Terra, a equipe do PlanetHunters.org também achou outro planeta (desta vez com 95% de certeza), ao redor de outro astro, com período de 50 dias e diâmetro oito vezes maior que o terrestre.

Apesar do alto grau de confiabilidade, esses objetos ainda são tratados como “candidatos a planeta” no artigo publicado pelo grupo no periódico científico britânico “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society”.

Isso porque não se pode, no momento, descartar por completo a hipótese de que, em vez de um planeta, seja uma estrela companheira a causar a mudança na luz emanada dos astros que denuncia sua presença.

PERSISTÊNCIA

As descobertas são um trunfo para a iniciativa coordenada por Debra Fischer, da Universidade Yale (EUA), que aplica o conceito de ciência cidadã à caça de planetas.

“Quando começamos a planejar esse projeto, em agosto de 2010, as pessoas nos diziam que não ia funcionar porque estávamos apresentando dados brutos, não imagens”, conta Fischer.

No site, os usuários têm acesso a gráficos de luminosidade fornecidas pelo satélite Kepler. Ele está observando cerca de 145 mil estrelas.

Pequenas reduções temporárias de luminosidade nesses astros podem indicar que um objeto menor –talvez um planeta– está passando na frente deles em sua órbita.

Ao avaliar os gráficos, os usuários podem apontar se acreditam que exista um trânsito (termo usado para designar a passagem do planeta) indicado ali.

Aos cientistas do projeto cabe reunir as observações dos usuários e encontrar indicações comuns, sinais de um planeta real.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Nasa celebra aniversários de um jeito diferente Mais um satélite rumo a Terra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@clickciencia

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: