Camada de ozônio em Vênus!

11/10/2011 at 4:59 PM Deixe um comentário

Sonda revela que Vênus também tem camada de ozônio na atmosfera

O Globo

A Sonda Venus Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), detectou uma camada de ozônio na alta atmosfera de Vênus. Os cientistas acreditam que a comparação de camadas semelhantes na Terra e em Marte pode ajudar na busca por vida extraterrestre.

A sonda fez a descoberta analisando a luz de estrelas que atravessava as bordas da atmosfera do planeta à procura de linhas de espectro características de gases. O ozônio foi detectado porque ele absorve radiação na faixa de ultravioleta.

Composto de três átomos de oxigênio, o ozônio de Vênus se forma a partir da quebra de moléculas de dióxido de carbono na atmosfera pela luz do Sol. Os átomos de oxigênio liberados são levados pelos ventos para o lado escuro do planeta, onde então se combinam em moléculas regulares de oxigênio de dois átomos, mas às vezes em moléculas de três átomos de ozônio.

Na Terra, o ozônio é de importância fundamental para a vida por absorver muito da nociva radiação ultravioleta do Sol. Além disso, alguns cientistas acreditam que ele foi introduzido na atmosfera de nosso planeta pela própria vida.

O aumento da proporção de oxigênio, e consequentemente de ozônio, na atmosfera da Terra teve início há 2,4 bilhões de anos e suas razões ainda não são totalmente compreendidas. Micro-organismos que excretassem oxigênio como resíduo de seu metabolismo é uma das hipóteses. Junto com as primeiras plantas, eles teriam enchido a atmosfera de oxigênio e ozônio.

A partir disso, alguns astrobiólogos sugerem que a presença simultânea de dióxido de carbono, oxigênio e ozônio numa atmosfera pode indicar a possibilidade de haver vida em um planeta. Isso dará aos futuros telescópios que estudarão planetas extrassolares mais um parâmetro para avaliar se eles são habitáveis.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Nebulosa desafia modelos da Física Fenômeno magnético no Atlântico do Sul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@clickciencia

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: