O satélite caiu!

26/09/2011 at 5:34 PM Deixe um comentário

Satélite de 6,5 toneladas da Nasa cai na Terra

Folha

O satélite desativado da Nasa (agência espacial dos EUA), que tem cerca de 6,5 toneladas, caiu na Terra na madrugada deste sábado no oceano Pacífico, bem longe da costa americana.

A reentrada encerrou finalmente sua missão, que teve início em 1991, ano em que foi lançado ao espaço.

Vagando os últimos seis anos sem atividade, o satélite se quebrou em pedaços durante a reentrada e a maior parte do equipamento se queimou na atmosfera terrestre.

A Nasa não divulgou precisamente a hora e os locais onde todas as partes do Uars que sobreviveram à combustão na atmosfera caíram. Segundo as contas da agência, são no total 26 componentes que voltaram à Terra.

De acordo com a Nasa, as chances de uma dos cerca de 7 bilhões de pessoas da Terra ser atingida por algum dos destroços do Uars são de 1 em 3.200. Já as chances de ele acertar uma pessoa específica –como você ou alguém que esteja ao seu lado– é de quase uma em 22 trilhões.

Apesar dos milhares de fragmentos de lixo espacial que se concentram na órbita da Terra, nestes quase 54 anos desde o lançamento do Sputnik 1 (o primeiro satélite artificial em órbita), não há registros confirmados de mortes provocadas por eles.

Na verdade, acredita-se que apenas uma pessoa tenha sido atingida por lixo espacial. Em 1997, a americana Lottie Williams foi atingida no ombro por um pequeno pedaço do que, segundo a própria Nasa, provavelmente era um pedaço de um foguete Delta. Ela não se machucou.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Dinossauros não foram extintos por asteroide Mais rápida que a luz?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: