Combustível de fezes de panda

30/08/2011 at 5:39 PM Deixe um comentário

Estudo aponta fezes de panda como fonte para combustível alternativo

G1

Cientistas que participam nesta terça-feira (30) de encontro da Sociedade Americana de Química, nos Estados Unidos, divulgaram pesquisa sobre o uso de fezes de urso panda na produção de biocombustíveis a partir da celulose.

Segundo especialistas, as fezes deste mamífero contêm bactérias que agem de forma intensa na quebra de matérias-primas vegetais, chamadas lignocelulose, e que são encontradas no capim, em talos de milho e lascas de madeira.

De acordo com Ashli Brown, responsável pelo estudo, a aplicação deste material orgânico poderia acelerar a produção dos combustíveis a partir de celulose e reduziria a dependência de alimentos preciosos como o milho e a cana de açúcar (principais componentes dos combustíveis alternativos criados atualmente), além do petróleo estrangeiro.

Os pandas-gigantes (Ailuropoda melanoleuca) têm bactérias em seus sistemas digestivos que quebram a celulose das plantas consumidas. Diariamente, um exemplar desta espécie consome até 40 quilos de bambu. As fezes empregadas na pesquisa, que durou um ano, vieram de animais abrigados no zoológico de Memphis.

“Esperamos que os resultados ajudem no desenvolvimento dos biocombustíveis no futuro, além de reforçar a importância da conservação da vida selvagem”, afirmou Ashli.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Planeta de diamante Será que vai dar pra ver?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@programapaideia

@clickciencia

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: