Futuro Cientista

01/08/2011 at 8:57 PM Deixe um comentário

Programa Futuro Cientista do Campus Sorocaba firma novas parcerias

http://www.ufscar.br

O Programa Futuro Cientista (PFC) – Aprendizado pela Descoberta, promovido pelo campus Sorocaba da UFSCar, fechou parcerias com as Secretarias de Educação de três cidades da região de Sorocaba, duas escolas estaduais da cidade de Sorocaba e uma de Votorantim.

O Programa, que tem o patrocínio do Grupo Gerdau e apoio institucional da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), tem como desafio atender, nesta primeira etapa, cerca de 300 alunos. O grande desafio do PFC é descobrir futuros cientistas entre crianças e adolescentes do ensino público e encontrar aqueles que possam se tornar futuros investigadores científicos através de temas que desafiam o conhecimento e a consciência.

Em junho de 2011 o PFC também foi classificado e contemplado com recursos do PROEXT, do Ministério da Educação (MEC), concorrendo com outros 99 projetos de todo o Brasil.

O PFC funciona com a criação de Núcleos de Desenvolvimento Científico (NDC) nas escolas públicas conveniadas. Cada núcleo é formado por várias “células inteligentes”, nas quais os estudantes são organizados na forma de um “Clube de Ciências”. Para o desenvolvimento de suas atividades, os alunos de cada escola contam com a orientação de coordenadores locais (que são os próprios professores das escolas conveniadas) e dos nucleadores (alunos graduandos da UFSCar). Todos os núcleos também são supervisionados por um professor graduado da UFSCar.

A criação dos Núcleos ressalta a ideia de que a melhor forma de aprender é fazer, improvisar, experimentar e inventar. Os estudantes que participam desse empreendimento realizam projetos científicos trabalhando quase da mesma maneira que os cientistas profissionais, observando, investigando, especulando e comprovando a validade de suas hipóteses, com o objetivo de aprender a criar e descobrir.

Desde junho de 2011 a experiência do PFC já começou a se tornar uma realidade para os alunos das escolas municipais do ensino fundamental das cidades de Alumínio, Cesário Lange e Salto de Pirapora (uma escola piloto para cada município) e para os alunos das escolas estaduais  “Júlio Prestes de Albuquerque” e “Joaquim Izidoro Marins”, ambas de Sorocaba, e da escola “Armando Rizzo”, de Votorantim.

Os coordenadores do PFC ressaltam que a participação no Programa está sempre aberta para as escolas e Prefeituras que tenham interesse em participar. Mais informações podem ser obtidas emwww.futurocientista.net, pelos telefones (15) 3229-6014 e 3229-5940 ou pelo e-mailfabioleite@ufscar.br.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Asteróide vizinho Indícios de água em Marte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@programapaideia

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

@clickciencia

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: