Pesquisas desenvolvidas no DQ são premiadas

05/07/2011 at 2:05 PM Deixe um comentário

Pesquisas desenvolvidas na UFSCar são premiadas pela Sociedade Brasileira de Química

Pesquisas desenvolvidas no Departamento de Química (DQ) da UFSCar foram premiadas na 34° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que aconteceu na cidade de Florianópolis (SC), entre os dias 23 e 26 de maio. O evento reuniu pesquisadores, estudantes, professores e profissionais que participaram de discussões científicas no Ano Internacional da Química, celebrado em 2011.

Os trabalhos científicos foram exibidos em formato de painéis e as pesquisas premiadas desenvolvidas na Universidade contemplam áreas como o desenvolvimento de fármacos, síntese de materiais cerâmicos e catalisadores.

O painel “Síntese e caracterização do complexo cis-[Ru(phen)2(4-ImAC)]PF6” foi desenvolvido por Márcia Valéria Silva Lima e Carolina Riverim Cardoso, alunas do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar, sob orientação de Rose Maria Carlos, docente do DQ. O trabalho aborda o desenvolvimento de novos candidatos a fármacos para o tratamento da Doença de Alzheimer.

A pesquisa “Influência do método de sinterização sobre as propriedades dielétricas do PZT e PLZT sintetizados pelo Método dos Peróxidos Oxidantes” foi desenvolvida pela aluna do PPGQ Mayra Gonçalves e pelos professores Elson Longo, Flávio Leandro de Souza, do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, e Emerson de Camargo, do DQ da UFSCar. O trabalho aborda uma nova forma de sinterização, que é um processo que altera a estrutura de cerâmicas, de titanato zirconato de chumbo puras ou modificadas com lantânio.

O painel “Síntese e Aplicação de Novos Organocatalisadores em Reações de Epoxidação de Aldeídos ?,?-Insaturados em Meio Aquoso”, escrito pela aluna do PPGQ Anna Maria Deobald e pelos docentes do DQ Arlene Gonçalves Corrêa e Márcio Weber Paixão, analisa a síntese de novos catalisadores derivados de um aminoácido natural e sua aplicação na síntese de compostos utilizados na fabricação de produtos naturais biologicamente ativos.

A 34° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química reuniu mais de quatro mil inscritos. A relação dos trabalhos premiados e outras informações sobre o evento podem ser obtidos na página eletrônica da SBQ.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Programa espacial brasileiro Cães são melhores que teste de DNA para diferenciar gêmeos idênticos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@programapaideia

@clickciencia

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: