Pele de rôbo

04/07/2011 at 6:04 PM Deixe um comentário

Cientistas criam pele com sensibilidade artificial para robôs

O  Globo

Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha, produziram pequenas placas hexagonais que, quando colocadas juntas, formam uma pele sensível para robôs. A pele artificial é composta por pequenas e rígidas placas hexagonais de circuitos. Cada uma delas tem quatro sensores infravermelhos que detectam tudo o que se aproxima menos de um centímetro, efetivamente estimulando os dispositivos como num leve toque.

Por isso, o robô pode detectar quando algo o toca e ele quer se afastar do objeto, ou dirigir os olhos para examinar melhor o objeto, de acordo com reportagem publicada no site da “Discovery News”. Os pesquisadores da TUM incorporaram às placas seis sensores de temperatura e um acelerômetro. Eles dizem que isso acrescenta noção perceptiva aos robôs permitindo-lhe registar os movimentos dos membros individualmente.

– Nós tentamos reunir diferentes modalidades de sensores em pequenos espaços – explicou o densenvolvedor do projeto, Philip Mittendorfer. – Além disso, é fácil expandir as placas de circuito para depois incluir outros sensores, como por exemplo pressão.

Dispostos em uma estrutura como um favo de mel, as placas são usadas pelo robô. Os sinais dos sensores são centralmente processados, embora cada um sirva também como um núcleo de dados para outros elementos sensoriais, assegurando que os sinais podem ser reordenados se as conexões falharem.

– Vamos fechar a pele e gerar um protótipo que esteja completamente fechado com estes sensores e que podem interagir novamente com o ambiente – disse Gordon Cheng, supervisor de Mittendorfer.

Anúncios

Entry filed under: Tecnologia. Tags: .

Quasar mais distante Andróide explorador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@clickciencia

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: