Terremoto e duração do dia

04/03/2010 at 1:51 PM Deixe um comentário

O terremoto no Chile no final de semana pode ter alterado a duração do dia na Terra. Na verdade o deslocamento de grande quantidade de Terra teria alterado a velocidade de rotação do planeta e consequentemente a duração dos dias.

A informação, divulgada pelo portal da NASA na terça-feira (2/3),  foi destaque no Paideia da mesma data. Ontem, o assunto repercutiu também em jornais, telejornais e sites de todo o mundo.

Segundo o geofísico Richard Gross, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, depois do terremoto no Chile cada dia irá durar 1,26 microssegundos a menos. Mas só pra gente entender como essa alteração é minima e imperceptivel – um microssegundo equivale à um milionésimo de segundo. 

Apesar de estranho, o fato é mais comum do que se pensa. Constantemente terremotos alteram nossa velocidade de rotação devido a porções de terras que são deslocadas do equador em direção aos pólos e vice-versa. É como um patinador que ao rodopiar fecha seus braços para ganhar velocidade. Essa alteração na distribuição da massa é chamada pelos físicos de variação do momento angular.

Ainda no material divulgado pela NASA o terremoto de 2004 no Oceano Índico teria resultado em uma diminuição ainda maior do dia, 6,8 microssegundos.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Lenda Esquimó – Fases da Lua Aciepe Astronomia – últimas vagas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Paideia

Seu encontro semanal com a cultura científica. Todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar 95,3FM para São Carlos - SP ou www.radio.ufscar.br para o mundo!

@clickciencia

Podcasting

Faça o download do podcasting do Paideia

Edições anteriores


%d blogueiros gostam disto: